Mais Visitados do Momento

Confira!

Publicado Por : Thiago Henrique domingo, janeiro 04, 2015

ESTUDO: CABEÇA

Não importa o estilo que você se identifica ou vai rabiscar sua arte, temos que sempre respeitar a desenvoltura e estrutura da anatomia humana.

OBS: Se quiser ver as imagens em tamanho maior, clique em cima dela usando a tecla CONTROL.

DICAS: O fundamento básico do desenho é o estudo e a observação, em seguida, a paciência e a prática, e o terceiro é a habilidade (se consegue com práticas e repetições).

CURIOSIDADES: Todo o corpo humano é estruturado anatomicamente em formatos cilíndricos e geométricos e suas articulações se movem em ângulos circulares como por exemplo: Quando você abre e fecha a sua mão, os dedos e a palma se movem em um angulo circular da base até o final, isso acontece com todas as suas articulações, pés, pescoço, dedos, sem exceção.

VAMOS LÁ! 

O Esqueleto: Reparem que todo a circunferência do esqueleto (direito) pode ser desenvolvida em círculos como mostra na figura do lado esquerdo. O circulo maior representa todo o cranio, o circulo menor do lado direito, ainda na mesma figura, representa a área lateral da cabeça, onde fica o ouvido por exemplo. Note que no esqueleto, na parte do maxilar, forma se uma linha reta voltada para baixo, em formato de caixa, veja como podemos monta-la no desenho a esquerda.


Veja mais exemplos: 


Repare na mesma figura sendo apresentada nos diferentes ângulos e posições:


Estudando os muculos; 


Muitos desenhistas podem não se dar conta mas o estudo dos músculos são peças fundamentais para você ter bons resultados em desenhos realistas, porque são os músculos que dão volume extra ao desenho, lembre-se, pequenas curvas, detalhes e veias, dão mais dinamismo ao seu desenho. Veja: 


Ai você, caro leitor, me pergunta: Mas poxa! Será que eu vou ter que decorar tudo isso!? Não, você precisa atentar-se em saber os principais músculos que compõe o corpo humano, Na cabeça, muitas linhas que caracterizam os músculos não serão demonstradas em muitos estilos de desenhos, como cartoons, japonês, etc. Isso não quer dizer que não tenham...


Claro que o desenho acima está em um nivel intermediário, mas não se preocupe, voce vai ver como tudo se torna fácil quando voce inicia o seu desenho pelas estruturas principais, veja mais exemplos e aplicações:


Repare nos volumes, veja como as partes mais profundas não conseguem obter a claridade da luz:


Deu pra ter uma noção até aqui não é? Espero que sim! Mas ainda tá chato não é? Vamos dar mais uma olhada no exemplo abaixo de toda a estrutura, veja como são realizados os movimentos como dissemos anteriormente, sempre de forma angular, nunca retilineo: 


OK! MAS ONDE COLOCAR OS OLHOS, BOCA, ORELHAS E TUDO O MAIS? COMO SABER SE ESTÁ POSICIONADO CORRETAMENTE?

É interessante saber que há sim algumas regras quanto onde posicionar a orelha e a boca, souber que a distancia entre os dois olhos são de um olho ao meio, ok, porém como saber se os olhos estão posicionados na altura correta? Lembre-se não use linhas como regras, use-as como referencia. Veja em ambos os exemplos que cada um pode conter bem mais linhas de referencia que os outros, depende muito do artista, observe: 







Okay, vejamos também exemplos de cabeças feitas em diferentes ESTILOS:

CARTOON

CARTOON REALISTA


JAPONÊS







SEMI-REALISTA / ESTILO ENCONTRADO MUITO EM LIVROS EDUCATIVOS



HQ / MARVEL COMICS / AMERICANO


Deu pra ter uma idéias dos diferentes estilos? Com o tempo você vai ver que existem centenas de outros, isso porque cada artista possui seu traço característico, o que diferencia ele dos outros.

Aprendendo a parte estrutural do rosto você também vai querer saber como pintar o rosto e o cabelo do seu desenho. Confira tudo isso nesses links de tutoriais feitos exclusivamente pela Paint Social BR, Obrigado pelo seu tempo,  veja e reveja essa matéria novamente, pesquise mais imagens sobre referencias de cabeças e o mais importante, rabisque, só assim você vai conseguir desenhar traços antes inimagináveis. Desejamos que você consiga obter seus resultados!

LINKS RELACIONADOS

COMO PINTAR ROSTO REALISTA


COMO PINTAR OLHOS REALISTA


COMO PINTAR CABELOS UTILIZANDO A TÉCNICA GRAYSCALE


DICAS PARA UMA BOA INICIAÇÃO NOS DESENHOS



Se encontrar alguma sugestão, dúvida ou reclamação, mande-nos um email: ptsbrasil2014@gmail.com
Seja um membro da Paint Social BR Facebook: https://www.facebook.com/groups/PaintToolSaiBrasil/


















- Copyright © Paint Social BR - Date A Live - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -